DESAFIO 1: FAKE NEWS 

Fake News

“O labirinto da luz está no portal das trevas e, para encontrá-lo, terão, primeiro, que se perder”

Mestre dos Magos

Maria, aquela vizinha que mora logo ali na rua debaixo, tem acompanhado aflita as notícias sobre a COVID 19. No desespero de se proteger, viu nas redes sociais que a cebola é ótima para acabar com o vírus. Então, comprou muitas para utilizar na limpeza da casa e na higienização das mãos. Todos os dias, fica atenta às redes sociais e compartilha com todos os amigos as informações que recebe. Por isso, já foi logo compartilhando a informação sobre a cebola para os amigos.
Porém, como muitas mensagens que circulam nas redes sociais, esta informação é falsa, uma fake news.

Então, como você pode ajudar a dona Maria a separar o que é verdade e o que é fake news e, assim, se proteger de forma correta?

Seu José recebeu diversas mensagens nas redes sociais com receitas para matar o vírus. Esperto, já foi direto pro mercado comprar cebola, vinagre, alho, gengibre, como recomendava a mensagem. Aproveitou a viagem e fez compra para dois meses! E nem quis o álcool em gel, pois estava caro demais. Hoje, com um grande volume de comida guardada, e seguindo as receitas de limpeza, ele acredita que está protegido de qualquer crise. Por isso, sai na rua tranquilamente e nem se preocupa com as recomendações dos médicos. Pobre seu José, acreditou em fake news e agora, além de ter tirado a comida de seu bairro, continua exposto ao perigo.

Como você pode ajudar a conscientizar e proteger essas pessoas, separando o que é notícia verdadeira do que é notícia falsa?

SAIBA MAIS SOBRE AS FAKE NEWS PELO LINK: https://www.saude.gov.br/fakenews